REGULAMENTO DO CAMPEONATO NORTE CEARENSE DE MOUNTAIN BIKE – 2014.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NORTE CEARENSE DE MOUNTAIN BIKE – 2015.


Este Regulamento é baseado nas normas da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), UCI (International Cycling Union) e FCC (Federação Cearense de Ciclismo) adaptadas a realidade da região Norte do Ceará.
O Campeonato Norte Cearense, será dirigido pela Associação Sobralense de Ciclismo – ASSOCIC, e sua diretoria, fiscalizado e homologado pela Federação Cearense de Ciclismo – FCC.

INSCRIÇÕES
Haverá um ponto de apoio para inscrição em cada cidade sede da competição e ainda na Capital do Estado, devendo o atleta interessado em participar, procurar informações junto aos organizadores e/ou no endereço do sitio eletrônico do blog oficial do campeonato: http://cncmtb.blogspot.com.br.
Os participantes das provas deverão assinar a ficha de inscrição, e, juntamente com a mesma, assina-lar a opções de ciente no termo de responsabilidade.
O valor da inscrição está fixado em R$ 40,00 (quarenta reais) o valor máximo por etapa, podendo ser reduzido, de acordo com o organizador de cada etapa, não estabelecendo valor mínimo.

CONGRESSO TÉCNICO
A cada etapa haverá um congresso técnico, na noite que antecede as provas, para passar informações do percurso, segurança do evento, entrega de kits e retirar dúvidas dos participantes, etc.

DAS PROVAS E CALENDÁRIO
O campeonato acontecerá conforme calendário abaixo, que trás a localidade, bem como a data prevista de cada prova:
PROVA
DATA
LOCAL
1ª ETAPA
08.02.2015
Aracatiaçu
2ª ETAPA
08.03.2015
Ubajara
3ª ETAPA
19.04.2015
Ipu
4ª ETAPA
04.05.2015
Cariré
5ª ETAPA
28.06.2015
Guaraciaba do Norte
6ª ETAPA
28.07.2015
Tianguá
7ª ETAPA
06.09.2014
Sobral*
* Prova válida pelo Ranking Nacional XCM.
A comissão organizadora se reserva o direito de modificar datas e/ou locais de prova, de acordo com a conveniência para o campeonato, garantindo a devida divulgação com antecedência.

DAS CATEGORIAS E FAIXAS ETÁRIAS
Elite Feminina............................. Idade Livre
Elite Masculina............................ 23 a 29 anos ou critério técnico
Júnior......................................... até 18 anos
Sub 23........................................ 19 a 23 anos
Sub 30 ....................................... 24 a 29 anos
Máster A1................................... 30 a 34 anos
Máster A2................................... 35 a 39 anos
Máster B1................................... 40 a 44 anos
Máster B2................................... 45 a 49 anos
Máster C.................................... 50 acima
Turismo Masculino..................... Idade Livre
Turismo Feminino...................... Idade Livre
Obs 1: Leva-se em consideração a idade que o atleta tiver em 31 de dezembro de 2015.


DO CAMPEONATO
O Campeonato Norte Cearense de MTB 2015 será disputado em 07 etapas, seguindo a ordem do calendário constate deste regulamento.
Em todas as etapas as provas são de Mountain bike na modalidade de XCM, ou seja de Maratona, podendo ser em percurso de volta única ou excepcionalmente, repetidas voltas em um mesmo percurso (tipo circuito), não excedendo 03 (três) voltas.
A cada prova a organização da cidade sede, deverá ter 03 (três) percursos com distancias diferentes.
Percurso I, para as categorias Elite Masculina, Sub 23, Sub 30, Master A1 e Master A2, não poderá ter distância total inferior a 70 e nem superior a 90 quilômetros.
Percurso II, para as categorias Elite Feminina, Master B1, Master B2, Master C e Júnior, não poderá ter distância total inferior a 50 e nem superior a 70 quilômetros.
Percurso III, para as categorias Turismo Masculino e Turismo Feminino, não poderá ter distância total inferior a 20 e nem superior a 40 quilômetros.


EQUIPES
Os interessados em inscrever uma equipe no Ranking do Campeonato norte Cearense deverão preencher ficha da equipe, entregar a relação dos integrantes, em formulário fornecido pela organização até o prazo limite que antecede cada etapa.
A inscrição de cada equipe será gratuitas e fica na responsabilidade do seu dirigente.
As Equipes deverão ser compostas por no mínimo 05 (cinco) atletas, com uniforme padrão ostentando suas cores ou da agremiação.
Após a inscrição da equipe, a cada etapa, poderá ser acrescentado novo atleta, desde que este não tenha participado de provas neste mesmo campeonato, por outra equipe.
O atleta após iniciar o campeonato por uma equipe, não poderá se transferir para outra, mas poderá disputar de forma individual (sem equipe).
A direção do campeonato manterá atualizado ranking dos atletas participantes e ranking das equipes participantes.

LARGADA
As largadas serão, preferencialmente 07h00, podendo sofrer alterações, mediante previa divulgação, de acordo com a organização da cidade sede.
Os atletas no dia da prova, devem já estar todos inscritos, devidamente com a placa de numeração afixada em sua bicicleta.
O atleta sem a identificação numérica será desclassificado e solicitado sua retirada do gride de largada.
Abriremos os trabalhos do dia com a vistoria técnica e assinatura da sumula que se encerra 30 minutos antes da largada.
A largada será realizada por categoria, sendo a primeira elite masculina, seguindo as demais com o intervalo de 02 (dois) minuto.
Uma lista definitiva dos participantes será apresentada no congresso técnico e no local de largada, onde o atleta participante deverá verificar seu número e categoria, caso exista algum erro, o mesmo deverá se dirigir a comissão organizadora, para regularizar a situação até 30 minutos antes da largada.

PONTUAÇÃO PARA O RANKING
Serão aferidos aos 10 primeiros colocados de cada categoria, nas seguintes proporções:
1º.... 15 pontos        6º....  06 pontos
2º.... 12 pontos        7º....  05 pontos
3º.... 10 pontos        8º.... 04 pontos
4º.... 08 pontos        9º.... 03 pontos
5º.... 07 pontos        10º.. 02 pontos
Obs1: Apartir da 11ª colocação o atleta receberá 1 (um) ponto.
Obs2: Exclusivamente, a última prova terá fator multiplicativo por 2, ou seja, todas as colocações terão suas pontuações computadas em dobro, pois a última prova será válida pelo Ranking Nacional.
Obs3: Os atletas que participarem de todas as etapas ganharão uma pontuação extra de 03 (três) pontos no final do campeonato.

CRITÉRIO DE DESEMPATE
1º -  Número de vitórias.
2º -  Números de participações.
3º -  Melhor resultado na última prova.

SINALIZAÇÃO
O percurso será claramente demarcado com telas, fitas, spray, cal e setas.
*Setas indicaram o caminho certo a seguir, quando apareceram de forma invertida, ou seja, para baixo anunciaram uma situação de perigo, sendo uma seta invertida perigo, duas setas situação muito perigosa e três setas indicação de alto risco.
*Um sinal de X indicará uma direção errada.
*Outros sinais serão usados para indicar situações como: riachos, pontes, área de apoio, etc.

VEÍCULOS DE APOIO
Duas motocicletas (uma moto que vai à frente e outra moto que vai com o ultimo participante (vassoura)) são utilizadas durante cada etapa.
No mínimo, 01 (um) veículo fora de estrada com dois socorristas e equipamento de 1º socorro e remoção, estará presente em pontos estratégicos do percurso.
É vedada a participação de veículos automotivos para apoio individual ou de equipe, sendo permitido participarem apenas os veículos disponibilizados pela organização.

ÁREA DE APOIO
A organização da prova no congresso técnico, informará as zonas nas quais os atletas poderão receber apoio da organização e ou de suas equipes .
O atleta deverá levar consigo de maneira segura, desde que não ponha em risco a integridade de outros atletas e público, ferramentas, câmaras e peças.
O atleta não poderá trocar de bicicleta durante a prova, ficando permitida a troca de equipamentos tais como roda, câmbios, cabos etc.
Os atletas e equipes deverão levar todo alimento e hidratação necessária as suas participações.

PREMIAÇÃO
A cada etapa serão premiados os 03 primeiros colocados de cada categoria com troféus.
Em todas as etapas haverá entrega da medalha de participação aos atletas devidamente inscritos que concluírem a prova.
Não será entregue medalhas ou troféus a terceiros ou representantes.
Não será permitido que o atleta suba no pódio sem camisa, com chinelos e ou descalço, sob pena de desclassificação.
O atleta que não estiver presente no momento da cerimônia de premiação perde o direito ao prêmio, salvo em situação adversa com justificativa comprovada. Porém, não perderá os pontos adquiridos.
No final do campeonato, após a apuração do ranking das equipes, as 03 (três) equipes que mais pontuaram durante o campeonato receberão premiação em troféu.
No final do campeonato, após a apuração do ranking dos atletas, os 03 (três) atletas que mais pontuaram durante o campeonato receberão troféu em premiação. Além de troféu, os 03 (três) primeiros atletas de cada categoria, exceto as categorias turismo masculino e turismo feminino, receberão premiação financeira, em moeda corrente no país conforme segue:

CLASSIF.
ELITE MASC.
SUB 23
SUB 30
MASTER A1
MASTER A2
ELITE FEM.
MASTER B1
MASTER B2
MASTER C
JÚNIOR
1º LUGAR
1.000,00
800,00
500,00
500,00
500,00
500,00
500,00
500,00
500,00
500,00
2º LUGAR
700,00
400,00
250,00
250,00
250,00
250,00
250,00
250,00
250,00
250,00
3º LUGAR
400,00
200,00
150,00
150,00
150,00
150,00
150,00
150,00
150,00
150,00


CONFRATERNIZAÇÃO
Ao final do campeonato os três melhores colocados de cada categoria e as três melhores equipes receberão troféus.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
É obrigatório o uso de capacete e sapatilha, luva, short e uniforme de ciclismo.
Os atletas devem respeitar os fiscais, organizadores e público presente, sob pena de desclassificação.
Os ciclistas deverão manter o espírito esportivo em todas as circunstâncias e deixar passar os corredores mais atletas, sem tentar obstruir a passagem deles.
Se, por uma razão qualquer, um corredor é obrigado a deixar o percurso ele somente poderá voltar, usando o lugar exato por onde saiu.
Os corredores devem respeitar a natureza, e se comprometem a não poluir, nem jogar lixo no percurso.
Os atletas deverão percorrer exatamente o percurso para o qual está inscrito, caso, desista ou faça um percurso menor, será desclassificado   algum dos premiados á cerimônia de premiação será paralisada até que seja julgada pelos membros da direção do campeonato e organização da prova.
Os casos omissos deverão ser julgados pela comissão Direção do campeonato e Federação Cearense de Ciclismo.

CONTATOS
FEDERAÇÃO CEARENSE DE CICLISMO:
Presidente: Marcelo Facó
Fone: (85) 96096588 - (85) 8709-1434
Site: federacaocearensedeciclismo.blogspot.com
ASSOCIAÇÃO SOBRALENSE DE CICLISMO:
Presidente: Edisam Vasconcelos
Fone: (88) 9933.2120 – (88) 3111.1618
Site: cncmtb.blogspot.com


Por estarem de acordo com este regulamento, segue devidamente assinado




_____________________________________
Marcelo Facó
Presidente Federação Cearense de Ciclismo

_____________________________________
Fco. Edisam Vasconcelos Silva
Presidente da Associação Sobralense de Ciclismo


Nenhum comentário:

NOSSOS NÚCLEOS