REGULAMENTO DA PROVA


REGULAMENTO DO DESAFIO PRINCESA DO NORTE DE MTB  2012.
Este Regulamento é baseado nas normas da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e FCC (Federação Cearense de Ciclismo), adaptadas a realidade da nossa região.
O atleta só estará concorrendo as provas promovidas pela Associação Sobralense de Ciclismo, após a sua inscrição esta devidamente preenchida e paga com a declaração de participação do evento DESAFIO PRINCESA DO NORTE DE MTB 2012, concordado e assinado pelo ciclista ou responsável, em caso de menor de 18 anos.
INSCRIÇÕES
Poderão ser feitas no blog da ASSOCIC(www.associc.blogspot.com) no link INSCRIÇÕES, e confirmação do depósito bancário na conta Wallykson Douglas Vasconcelos Freitas, Caixa Econômica, Agencia 0554, Operação 013, Conta 00190724-1, ou de forma presencial na Loja NUTRESPORTE, que se localiza na Rua Coronel Sabino Guimarães, 386, Centro, Entre a Praça do Patrocínio e Praça João Pessoa, Sobral – Ceará, até a o último dia útil que antecede o evento.
O valor das inscrições será de R$ 50,00 para a Categoria ELITE e R$ 35,00 para as DEMAIS CATEGORIAS(feminino, juvenil, júnior, sub-30, sub-40, over masculino e cicloturismo).
CONTATOS
Presidente: Wallykson Douglas (88)9646.3351
Vice-presidente: João Adelmo (88)8802.0059 / 9670.9675
PROVA
O DESAFIO PRINCESA DO NORTE DE MTB 2012 será disputado no dia 16 de Dezembro de 2012, com concentração na Praça do São João que se localiza na Av. Dom José, Centro Sobral-Ce com concentração a partir das 06:00hs e será percorrida em trilha abertas devidamente sinalizadas pela organização do evento com divisão de trilhas da seguinte forma:
TRILHA PRINCIPAL; Trilha de 50 km percorrendo os distritos paralelos a bacia do Rio Acaraú, pelas categorias ELITE, JUVENIL, JUNIOR, SUB-30 e SUB-40
TRILHA SECUNDÁRIA; Trilha de 36 km percorrendo os distritos paralelos a bacia do Rio Acaraú, pelas categorias OVER MASCULINO, FEMININO E CICLOTURISMO
CATEGORIAS 
ELITE                      19 ANOS A CIMA OU CRITERIO DE AVALIAÇÃO
FEMININO              15 ANOS A CIMA
JUVENIL                 14 A 16 ANOS    
JUNIOR                  17 A 19 ANOS
SUB-30                    20 A 29 ANOS
SUB-40                    30 A 39 ANOS
OVER MASCULINO  40 ANOS A CIMA
CICLOTURISMO      14 ANOS A CIMA
Obs: Leva-se em consideração a idade que o atleta tiver em 31 de dezembro de 2012.
LARGADA   
Os atletas no dia da prova já devem está todos inscritos.
O competidor devera se posicionar a linha de largada portando todos os equipamentos obrigatórios a modalidade de MTB, sujeito a penalização de larga após 3 (min.) da largada oficial.
O atleta sem a identificação numérica será desclassificado.
Abriremos os trabalhos do dia com a vistoria técnica e assinatura da sumula que se encerra 30 minutos antes da largada.
As provas terão um tempo médio estimado de 2 horas para Elite.
Será realizada uma largada promocional com todos os competidores alinhados atrás do carro de apoio, saindo do local de concentração do evento, Praça São João, com destino a largada cronometrada que será após a Estação de Tratamento de Água do Sumaré.
Aquele atleta que desrespeita o alinhamento da largada promocional será penalizado, tendo que após todos os competidores.
Na largada OFICIAL serão alinhados todos os competidores por suas respectivas categorias e sendo promovidos 02 (duas) largadas, sendo a primeira largada para as categorias: over masculino, feminino e ciclo turismo, a segunda largada será para as categorias: elite, juvenil, júnior, sub-30 e sub-40.
Obs.: Após o inicio oficial da prova fica proibido o transito de bicicletas no percurso sob pena de desclassificação.
CRITÉRIO DE DESEMPATE
Melhor tempo durante a prova
Avaliação de conduta pela coordenação de prova
TREINOS LIVRES OFICIAIS
Desde que possível à organização marcará um horário para treinos oficiais e reconhecimento de percurso, fica determinado que todos os atletas devam está uniformizado com todos os itens de segurança obrigatório e seu numeral. O não comprimento deste item implicará em punição, o atleta largará no final do pelotão após 3 (min.) da largada oficial.
ÁREA DE APOIO
A organização da prova demarcará uma zona na quais os atletas poderão receber apoio mecânico e alimentar de suas equipes.
O atleta deverá levar consigo de maneira segura, desde que não ponha em risco a integridade de outros atletas e público, ferramentas, câmaras etc...
Qualquer atleta que for pego recebendo apoio mecânico ou alimentar fora da área de apoio será desclassificado sem direito a apelação.
Fica proibida a comunicação via rádio entre atleta e qualquer outra pessoa dentro ou fora da prova.
PERIMETRO URBANO
O atleta deverá percorrer de maneira segura, desde que não ponha em risco a integridade de outros atletas e público.
Ao passar pelo túnel da ponte principal sob o rio Acaraú, o atleta devera se direcionar a ciclovia pela ponte e posteriormente obedecer a sinalização de ciclo faixa nas Av. Cel José Saboia e Av. Dom José até a linha de chegada na Praça do São João.
Qualquer atleta que for pego se locomovendo fora da área de demarcada no perímetro urbano ou violando a sinalização será desclassificado sem direito a apelação.


IMPORTANTE
É obrigatório o uso de capacete e sapatilha ou tênis inclusive durante os treinos livres, o uso de luvas, short e camiseta de ciclismo.
Fica vetado o uso de descanso de braço ou apoio de triátlon.
Os atletas devem respeitar os fiscais, organizadores e público sob pena de desclassificação.
Será penalizado por desclassificação atletas que tiverem ações ou atitudes anti- desportivas no decorrer da prova ou chegar na linha de chegada em combinação com algum outro atleta tirando o caráter competitivo da prova.
RECURSOS E RECLAMAÇÕES
Os recursos sobre o resultado ou andamento da prova deverão ser encaminhados por escrito de forma respeitosa ao representante da prova (individualmente caso o atleta não tenha equipe) até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial, acompanhado de uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) em espécie a qual será devolvida caso haja comprovação de veracidade dos fatos. Se por ventura a reclamação incluir algum dos premiados á cerimônia de premiação será atrasada até que seja julgada pelos membros da organização da prova.
Os casos omissos deverão ser julgados pela comissão organizadora.
PREMIAÇÃO
Serão premiados os 10 primeiros colocados de cada categoria. Na seguinte forma por categoria:
01. ELITE; 1º Colocado – Troféu + Valor de R$ 350,00, 2º Colocado – Troféu + Valor de R$ 250,00, 3º Colocado – Troféu + Valor de R$ 200,00, 4º Medalha + Valor de R$120,00, 5º Colocado – Medalha + Valor de R$ 80,00, 6º ao 10º Colocado - Medalha.
02. FEMININO; 1º Colocado – Troféu + valor simbólico de premiação em R$, 2º Colocado – Troféu + Suplementação, 3º Colocado – Troféu + Suplementação, 4º ao 10º Colocado - Medalha.
03. JUVENIL; 1º Colocado – Troféu + valor simbólico de premiação em R$, 2º Colocado – Troféu + Suplementação, 3º Colocado – Troféu + Suplementação, 4º ao 10º Colocado - Medalha.
04. JUNIOR; 1º Colocado – Troféu + valor simbólico de premiação em R$, 2º Colocado – Troféu + Suplementação, 3º Colocado – Troféu + Suplementação, 4º ao 10º Colocado - Medalha.
05. SUB-30; 1º Colocado – Troféu + valor simbólico de premiação em R$, 2º Colocado – Troféu + Suplementação, 3º Colocado – Troféu + Suplementação, 4º ao 10º Colocado - Medalha.
06. SUB-40; 1º Colocado – Troféu + valor simbólico de premiação em R$, 2º Colocado – Troféu + Suplementação, 3º Colocado – Troféu + Suplementação, 4º ao 10º Colocado - Medalha.
07. OVER MASCULINO; 1º Colocado – Troféu + valor simbólico de premiação em R$, 2º Colocado – Troféu + Suplementação, 3º Colocado – Troféu + Suplementação, 4º ao 10º Colocado - Medalha.
08. CICLOTURISMO; 1º Colocado – Troféu + Suplementação, 2º Colocado – Troféu + Suplementação, 3º Colocado – Troféu + Suplementação, 4º ao 10º Colocado - Medalha.



Obs.:
01. Fica estabelecido que o atleta que não tiver presente no momento da cerimônia de premiação perde o direito ao prêmio, salvo em situação adversa com justificativa comprovada.
02. Não será permitido que o atleta suba no pódio sem camisa ou sapato fechado sob pena de desclassificação.



Wallykson Douglas V. Freitas
Presidente ASSOCIC

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